Google+ Descubra os Benefícios do Melado de Cana! | Curiosidades, Dicas e Humor

Descubra os Benefícios do Melado de Cana!


Oi meninas, vocês já ouviram falar nos benefícios do melado de cana? O melado é um xarope espesso produzido quando a cana-de-açúcar é transformada em açúcar refinado para consumo. O melado traz muitos benefícios à saúde, e por isso pode ser considerado um suplemento alimentar. É um alimento nutritivo, rico em minerais e que fornece energia para o corpo. Possui propriedades que melhoram a saúde em geral e nível de condicionamento físico.


O melado também pode atuar como um adoçante natural saudável, já que adoça muito bem e é livre de substâncias adicionadas.

Benefícios do Melado
  • O melado é rico em ferro, ideal para mulheres grávidas, anêmicas e às que perdem muito sangue na menstruação. O melado é excelente para prevenção de problemas relacionados com a deficiência de ferro, tem a capacidade de aumentar a ferritina.
  • Possui também cobre, que ajuda na utilização adequada de ferro no corpo. Junto com a absorção de ferro, o cobre também é útil para a saúde geral da sua pele e cabelo.
  • É rico em cálcio e magnésio, ambos minerais juntos auxiliam o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. Assim, o melado é uma boa proteção contra a osteoporose e outras doenças ósseas. Esses minerais ajudam também na prevenção de crises de enxaqueca.
  • Benéfico para o sistema nervoso. O melado contém um nutriente importante: o potássio. Ele contribui para o funcionamento adequado sobre o sistema neurológico. Além disso, o potássio também ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável e em forma.
  • O melado também ajudar a manter seu sistema digestivo saudável, naturalmente prevenir e tratar problemas como acidez e constipação.
  • Possui manganês que ajuda a manter o sistema nervoso saudável e equilibrado nível de colesterol no corpo.
  • Possui selênio que é um antioxidante maravilhoso que ajuda na prevenção de doenças cancerosas.


Informações Nutricionais (100g)














Qual a diferença entre Melado e Melaço?

Existe bastante confusão entre os termos melado e melaço, e muita gente considera-os sinônimos, mas existe bastante diferença. Segundo a ANVISA:
  • Melado é o líquido xaroposo obtido pela evaporação do caldo de cana ou a partir da rapadura, por processos tecnológicos adequados.
  • Melaço é o líquido que se obtêm como resíduo de fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto.
O nome correto desse produto a que me refiro nesse artigo é melado, sendo o melaço de qualidade inferior (e geralmente destinado a consumo animal). O problema é que as próprias marcas se confundem e utilizam os dois termos como sinônimos. Então, quando você encontrar melaço para vender, provavelmente trata-se sim de melado, já que o melaço verdadeiro dificilmente é encontrado. Confuso, não é? Pelo menos, o produto que você encontrar provavelmente vai ser o correto, mesmo que chamado pelo nome incorreto.




Melado e o Cabelo

O melado tem duas funções principais quando aplicado nos cabelos. Ajuda a escurecer os fios brancos, e hidrata os fios. Ajuda a restaurar o volume, a força e o brilho dos cabelos por possuir propriedades nutritivas.

Então que tal experimentar uma máscara com melado?

Você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de melado
  • Uma colher de óleo de amêndoas
  • 5 gotas de óleo essencial de laranja

Coloque o melado em uma tigela. Depois, adicione o óleo de amêndoas e mexa até que a mistura comece a se tornar mais integrada, acrescentando logo as gotas do óleo essencial. A ideia é formar uma máscara bem homogênea e com todos os elementos misturados.

O próximo passo será a aplicação. Para isso, você só tem que colocar no seu cabelo, especialmente nas regiões onde mais sofre de ressecamento. Essa máscara é muito boa, por exemplo, para as pontas. Mas também pode ser passada no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos depois retire com água morna.

Como consumir o melado?


Esse adoçante natural está disponível no mercado de diversas formas. Em geral, o melado costuma ter a cor mais escura, puxada para o marrom. Quanto mais escuro, melhor é a qualidade. Você encontra em alguns supermercados e casas de produtos naturais. Dê preferência para o melado orgânico. Você pode substituir o açúcar pelo melado, ou comer uma colher de sopa diariamente.

Fonte: belezaesaude
Share on Google Plus

About Lello Pensador

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.